24/7

Um espaço aberto para o debate vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O anfitrião nem sempre estará presente.

28.11.06

"A vida é uma sucessão de concursos de beleza"

É com prazer que publico a primeira colaboração deste blog. Aos leitores que quiserem postar textos, basta me enviá-los por e-mail. Assim como os comentários, os posts são livres. O texto abaixo foi escrito pela Mayumi.

No domingo eu fui assistir a "Pequena Miss Sunshine" pela segunda vez. E, de novo, me emocionei com a cena em que a pequena Olive pergunta ao avô se é realmente bonita, porque ela tem medo de não ganhar o concurso de beleza e virar uma "looser".

Um medo com alguma coisa de inocente e outra de assustador. Realmente, é tarefa difícil passar por essa maratona incessante de "concursos" que é a vida e não se deixar escapar, como fez a Olive. De novo, saí do cinema pensando: "Quando crescer eu quero ser assim".

A impressão que tenho que é que estamos sendo testados e testando uns aos outros constantemente - o trabalho sendo o grande altar para o culto desta competividade. Vejam o título de uma edição da revista "Você S/A": "Promoção, aumento e atenção do chefe - Você e seu colega disputam tudo o tempo todo. Ganhe essa competição sem perder o amigo". Bela preocupação com a ética, não? Quem sabe esse tipo de matéria faça alguns leitores dormirem com a consciência mais tranqüila.

A minha preocupação é outra. Ao que me conste, não há como fugir dos concursos, das competições, dos testes - até há, mas as alternativas que conheço não são lá muito atrativas. Não deve ser muito legal ser vagabundo e pobre, tudo ao mesmo tempo. E não existir escapatória significa que um teste levará a outro mais adiante, mais cedo ou mais tarde, e assim sucessivamente.

Então, o que me intriga é: o que nos faz continuar? Não parece insano querer continuar? Nestas horas, só consigo pensar em uma resposta: a vida é, sim, mais definitiva do que a morte.

Mayumi

6 Comments:

At 28/11/06 15:52, Blogger Ivan said...

"A vida é mais definitiva do que a morte". Gostei disso. A vida é mais inevitável do que a morte. É a pura verdade. Agora são três as coisas certas da vida: a morte, os impostos e ela mesma.

 
At 28/11/06 15:55, Blogger Ivan said...

E "Pequena Miss Sunshine" é muito bom mesmo.

 
At 28/11/06 18:55, Anonymous Anônimo said...

Ivan, eu ia dizer q os mendigos não pagam impostos, mas até eles o pagam. Basta pagar alguma coisa algum dia na vida, e o imposto estará incluído no preço.

Pro editor: o título era com aspas mesmo, pq esta frase não é minha...

beijos

 
At 29/11/06 12:58, Anonymous Anônimo said...

Bem bacana o teu lote, Ivan. (Voltarei)!

 
At 3/12/06 23:40, Blogger Lica said...

Mayzinha, a gente já decidiu continuar. Que venham os testes, os concursos, o que seja. A gente passa, sempre, e vc sabe disso.

un beso

 
At 4/12/06 13:43, Blogger Ivan said...

"Elissa", acho que vc errou de blog. Esse aqui é o meu, não da May.

 

Postar um comentário

<< Home