24/7

Um espaço aberto para o debate vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O anfitrião nem sempre estará presente.

20.9.07

Mistérios da humanidade

Se bem me lembro de minhas aulas de biologia, o genótipo de uma pessoa, a grosso modo, é seu conjunto de genes. Ele que determinará, em grande parte, as características do indivíduo. Por outro lado, o fenótipo é o resultado da influência de fatores ambientais sobre o genótipo. Ou seja, o meio em que você se encontra interfere diretamente em suas características físicas e mentais.

Sempre achei que uma maneira de provar a verdade disso (pelo menos na parte física), de forma bem empírica, era observar as diferenças entre alunas de escolas públicas e alunas de escolas particulares. Não acho que seja por outro motivo que estas, em média, pareçam mais bonitas que aquelas. Afinal, se o meio socioambiental lhe fornece boa alimentação, consultas periódicas com dentistas e dermatologistas, protetor solar, ar-condicionado, limpezas de pele, shampoos, cremes, escovas e uma educação fomentadora de hábitos higiênicos, é compreensível se tornar mais bonita do que alguém cujo cotidiano é caracterizado por alimentação desbalanceada, má-assistência médica, sol, poeira, Colorama, impossibilidade de se submeter a serviços estéticos e maus hábitos higiênicos advindos de uma educação falha.

Eu sei que o dinheiro pode proporcionar beleza (basta ver fotos de celebridades antes e depois da fama), mas não é esse o meu ponto. A maioria das jovens estudantes (ainda) não se submenteu a métodos radicais, como implante de silicone, plásticas ou lipoaspirações. Mesmo assim, a diferença de aspecto entre os corpos discentes de escolas públicas e particulares é perceptível e acredito que uma das causas dessa diferença seja o ambiente opressor ao qual estão submetidas pessoas com menor renda, resultando em um fenótipo mais "feio".

Mas meu ponto também não é esse. Talvez isso seja uma grande besteira ou uma obviedade ululante. Minha verdadeira intenção ao escrever este post é expressar uma dúvida intrigante, ainda mais para quem acredita na "teoria" acima exposta. Faz pouco mais de dois anos que todos os dias passo em frente ao colégio Santo Inácio exatamente durante o horário de saída dos estudantes e durante esse tempo surgiu em mim uma questão com a qual quem se dispuser a averiguar compartilhará comigo. O que eu realmente gostaria de saber é:

Por que o Santo Inácio, sendo reconhecidamente um colégio freqüentado pela classe média, média-alta, só tem aluna feia???

P.S.: Depois de algum tempo freqüentando escolas públicas, tenho um valioso conselho para dar a olheiros de agências de modelos: Não fiquem sentados em suas cadeiras vendo adolescentes espevitadas que sonham com a fama formar fila em suas portas. Vocês irão se surpreender se vasculharem bem (bem mesmo!) as escolas públicas. Quem consegue ser bonita em um ambiente desfavorável deve ficar linda com rímel e blush.

2 Comments:

At 20/9/07 16:10, Anonymous Anônimo said...

credo, que post mais ariano... o segredo das meninas de escola pública é tomar banhos todos os dias (literalmente todos os dias)

 
At 20/9/07 16:19, Blogger Ivan said...

Será "anônimo"? Pode até ser, mas sei que depois que elas terminam a escola, não mantêm esse hábito. É uma pena...

 

Postar um comentário

<< Home