24/7

Um espaço aberto para o debate vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O anfitrião nem sempre estará presente.

27.10.06

Ma-ra-vi-lha (1)

Já que estamos falando de viagens... Está chegando ao fim a seleção das novas sete maravilhas do mundo. O processo, que não sei bem quando começou, mas que em 2001 já estava em curso, anunciará os selecionados em 07 de julho de 2007. Qualquer um pode votar e ajudar a escolher os monumentos "mais representativos" da humanidade. Pode-se usar a internet para votar uma vez, de graça, ou o telefone para votar diversas vezes, desde que se pague.

É impossível deixar de ter a impressão de que por trás desse movimento, organizado ela New 7 Wonders Foundation, não há algo de picareta e oportunista. Mas também é impossível não deixar se seduzir por lugares tão fascinantes quanto os que estão concorrendo. No momento, depois que centenas de pontos turísticos já foram eliminados, estamos na fase decisiva, na qual os sete ganhadores sairão de 21 finalistas. Antes de dar meus pitacos, vale lembrar que as maravilhas do mundo antigo eram:
- As pirâmides de Giza
- A estátua de Zeus
- O Colosso de Rhodes
- O mausoléu do rei Halicarnasso
- O templo de Minerva
- Os jardins suspensos da Babilônia
- O farol de Alexandria

Os atuais concorrentes são:
O templo da Acrópole (Grécia);

o palácio de Alhambra (Espanha); Angkor Wat (Camboja);


a pirâmide de Chichén Itzá (México); o castelo Neuschwatein (Alemanha);


o palácio Hagia Sophia (Turquia); Timbuktu (Mali);



o Taj Mahal; Machu Picchu (Peru);


a Opera House de Sydney; o santuário de Petra (Jordânia);

o Cristo Redentor; o Coliseu de Roma; as estátuas Moai da Ilha de Páscoa, a torre Eiffel; a Grande Muralha da China; o templo de Kiyomizu (Japão); o Kremlin (Rússia); santuário de Petra (Jordânia); as pirâmides de Giza; a Estátua da Liberdade; e Stonehenge.