24/7

Um espaço aberto para o debate vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O anfitrião nem sempre estará presente.

9.10.06

O festival das crianças

Não vi nenhum filme da Mostra Geração, mas ainda assim minha programação nesse Festival do Rio foi marcada pelas produções que apresentavam atores infantis, fossem eles coadjuvantes ou protagonistas. Esse fato me levou a criar o Troféu Spielberg para performances infantis. Como se sabe, Steven Spielberg é um grande diretor de atores-mirins, tendo arrancado boas performances até mesmo do nanico Tom Cruise. Os ganhadores deste ano são:

Spielbergs de melhor atriz, de família mais excêntrica e de melhor cena de dança - Abigail Breslin, por sua performance como Olive Hoover em Pequena Miss Sunshine.

Spielberg de melhor ator - Timotei Duma, pelo papel de Lalalilou em Como festejei o fim do mundo.

Spielberg de ator mais cativante - Eloy Burman, por sua performance como Gastón em Leis da família.

Spielberg de melhor processo de amadurecimento - Émile Vallée e Marc-André Grondin, pelas duas fases de Zachary em CRAZY - Loucos de amor

Spielberg de performance mais insalubre - Ah-sung Ko, por sua performance como Park Hyun-seo em The Host.

Spielberg de performance mais enjoada - Victor Valdivia, por sua performance como Raul em A educação das fadas

Spielberg de coadjuvante mais importante - Mariane Lalumière, pelo papel de Charlotte em A vida secreta das pessoas felizes.

Spielberg de infância mais sofrida - Mia, a personagem animada de Irmão padre, irmã puta.

****

De maneira geral, a classificação dos filmes que vi ficou assim:

Os bons
- The Host
- CRAZY - Loucos de amor
- Ouro negro: O gosto amargo do café
- The Wind that Shakes the Barley
- Pequena Miss Sunshine
- As leis de família
- Como festejei o fim do mundo
- 12:08 East of Bucharest

Os razoáveis
- Atravessando o Arizona
- Sexta-feira ou um dia qualquer
- Perto de casa
- O peixe se apaixona
- Na sombra das palmeiras do Iraque
- TV Junkie
- Irmão padre, irmã puta
- Nosso amor do passado
- Quelques jours en septembre
- Todos os dias antes do amanhã
- A vida secreta das pessoas felizes
- Men at Work
- A educação das fadas

Os ruins
- A Scanner Darkly
- 3 Needles
- WWW

Marcadores:

4 Comments:

At 12/10/06 00:48, Anonymous Anônimo said...

Eu indicaria para o seu Spielberg de melhor ator o Borja Navas, por "Fui!" (ou Volando Voy, título original em espanhol). Aliás, ótimo filme, mas que (acho) infelizmente não tem distribuição garantida por aqui (vi na repescagem do Festival do Rio).
E colocaria "Nosso amor do passado" entre "os bons".
Ah, pára de ficar chorando porque ninguém escreve no seu blog. Saiba que, apesar de não escreverem comentários, muitos são os seus leitores. Mesmo que a maioria seja apenas pra prestigiar mesmo, como platéia de cantor de churrascaria... :)

 
At 16/10/06 15:35, Anonymous Anônimo said...

Peraí, este comentário sobre os atores infantis não era originalmente meu?

 
At 16/10/06 15:45, Blogger Ivan said...

Roberto, não me incomoda ter poucos leitores. Não tenho grandes pretensões. Incomoda-me mais é que meus poucos leitores sejam anônimos.

May, vc realmente percebeu primeiro a grande incidência de atores infantis nos filmes que vimos, mas a criação do Troféu Spielberg é crédito somente meu. E um dos motivos que me levaram a criar esse blog foi roubar boas idéias de outros.

 
At 16/10/06 15:57, Anonymous Anônimo said...

Bem, pelo menos a justiça restabelecida. Não concordei com dois Spielbergs. O Gastón era muito chatinho. Será q toda criança precisa ir tanto ao banheiro? E o Raul era um garoto legal, pôxa. O roteiro do filme podia até ser um tanto enjoado por ser óbvio, mas defendo o garoto.

 

Postar um comentário

<< Home